História
A igreja do Nazareno foi fundada em São José do Rio Preto no ano de 2000. Pouco tempo antes, um casal de pastores da cidade de Americana (Pr.Cyllas Marins e Pra.Leonor) estavam indo passar férias na cidade de Olímpia e quando passaram por São José do Rio Preto viram a imensidão da cidade. No mesmo instante, os dois sentiram no coração um ardente desejo de fundar uma Igreja em São José do Rio Preto.
O nosso primeiro templo foi próximo à Represa Municipal, no Jardim Fuscaldo.
No ano de 2006 com a chegada do Pr. Reginaldo o Senhor foi dando uma visão de ampliação da igreja. O templo se tornou pequeno, com dois cultos aos domingos, chegamos a quebrar uma parede ampliando o local, mas não foi o suficiente, os carros não tinham mais lugar para estacionar.
Quando o Pastor Reginaldo percebeu que precisava de um novo local, durante 40 dias, ele e um grupo de irmãos fizeram uma campanha de oração, eles iam à igreja orar das 3h às 4h da manhã. Foi um período de muita busca a Deus e Ele foi abrindo portas e direcionando sobre o que fazer.
Então, surgiu a oportunidade de um grande terreno e o desejo de ter uma tenda itinerante, como aquela que Deus mandou o povo construir para Ele habitar. A ideia de construirmos uma tenda é de também passar a mensagem de que devemos ir até onde o povo está.
A partir do momento que Deus mostrou o local e o Pr. Reginaldo passou a visão para a Igreja e houve concordância, Deus foi enviando a provisão, e os milagres começaram a acontecer! Vieram as ofertas, conseguimos recursos financeiros desde a caixa d’água até o asfalto, cada necessidade Deus foi suprindo, não é possível ressaltar tudo porque foram muitas bênçãos de Deus!!!
Foram 8 meses de construção, nós fechamos o contrato em dezembro de 2007 e, em novembro de 2008, já estávamos congregando no novo espaço.
O pastor Reginaldo tem muitos sonhos para esse lugar. Ele gostaria de construir uma catedral definitiva, ter uma escola, creche, hospital. É possível!
Em Deus na força Dele chegamos até aqui e daqui podemos ir muito além, a obra é Deus e Ele é o maior interessado em que estes sonhos se realizem!
Visão do pastor
Evangelho é doação! Deus é o maior doador do universo e quando pensamos nisso, entendemos que para sermos iguais a Ele, temos que fazer o que ele faz. Ele doou tudo, criou tudo, se preocupou com tudo. O ministério de Jesus começa com renúncia, então eu me renuncio para dar a quem precisa. E se não fizermos isso, então não é evangelho. Pode ser qualquer outro nome, mas não é evangelho.
No evangelho de Jesus o fundamento, a base, é o amor e o amor faz o que? Se doa. Então foi ai que Deus me pegou, ele me disse se o meu evangelho não for de doação eu não sou discípulo de Jesus, isso me impactou muito. Doar é dar. E a bíblia de A a Z, de Gênesis a Apocalipse, vai falar em dar. Isso me impactou, isso precisa impactar a igreja, a igreja precisa entender que não está aqui para receber, e sim para dar.
Vejo hoje a igreja evangélica com uma visão muito distorcida, que só quer para ela, os púlpitos estão sendo usados de forma errada e se não vigiarmos nós entramos nessa linha também. Um evangelho egoísta que só pensa em benefício. Tenho uma preocupação muito grande com que tipo de geração tem se formado.
Todo mundo é preparado para vencer e todo mundo tem que vencer a qualquer custo, e ainda vencer o outro. E Jesus disse que nós temos a arma que vence o mundo que é a nossa fé. Mas, as pessoas não querem, elas estão se preparando para viver aqui e não se preparam para viver a eternidade, esse é o evangelho. E esse é o nosso desafio de tentar fazer com que as pessoas entendam isso.
Deus quer ter a cidade de Rio Preto nas mãos da igreja dele. Quando a igreja avança e marca o seu território e diz para o inimigo que o lugar é pequeno para os dois!
Um exército dentro do quartel para pouco serve. É igual a polícia, se eles ficarem dentro do quartel como a população vai ter segurança? E porque Deus arregimentou um exército tão forte e numeroso como a igreja, para ficar dentro do quartel? É essa pergunta que me faço.
Pastor Reginaldo Guerra