Muitas vezes ouvimos a pergunta: Qual é a origem no nome “Igreja do Nazareno”?
Joseph Pomeroy Widney, médico e presidente da universidade da Califórnia, explicou que o nome da nossa denominação foi-lhe revelado em uma vigília de oração e que este nome simbolizaria a nossa missão: somos nazarenos como Cristo, o nazareno.
Essa é a nossa herança desde o início da igreja:
- Fomos chamados à Santidade
- Fomos chamados a evangelizar o mundo
- Fomos chamados a fazer discípulos
- Fomos chamados à compaixão
- Fomos chamados à educação cristã e acadêmica secular
A missão da Igreja do Nazareno é responder à Grande Comissão de Cristo ir e fazer discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19). “O objetivo primário da Igreja do Nazareno é avançar o Reino de Deus através da preservação e propagação da santidade cristã, como explícitas nas Escrituras”.
“Os objetivos críticos da Igreja do Nazareno são a santa comunhão cristã, a conversão de pecadores, a inteira santificação dos crentes, a sua edificação em santidade e a simplicidade e o poder espiritual manifestos na primitiva Igreja do Novo Testamento, juntamente com a pregação do Evangelho a toda a Criatura.”
A Igreja do Nazareno existe com o fim de servir como instrumento para o avanço do Reino de Deus, através da pregação e ensino do Evangelho por todo o mundo. A nossa bem definida comissão é a de preservar e propagar a santidade cristã tal como explícita nas Escrituras, através da conversão de pecadores, da redenção de apostatados e da inteira santificação dos crentes.
Nosso objetivo é de ordem espiritual, a saber, evangelizar como resposta à Grande Comissão do nosso Senhor: “Ide, fazei discípulos de todas as nações” (Mateus 28:19; ver também João 20:21; Marcos 16:15). Cremos que este alvo pode ser alcançado através dum governo e práticas, incluindo posições doutrinárias respeitantes à fé e padrões de moralidade e de estilo de vida testados pelo tempo.