manaus-1Há 10 anos, realizamos um trabalho com comunidades Ribeirinhas, na Floresta Amazônica. Usando o barco da Igreja Nazareno, todos os anos, passamos uma semana nessa região levando uma equipe capacitada para oferecer atendimento médico, dentário, serviços de barbearia e cabelereiro, entre outros, aos moradores. Também levamos uma grande quantidade de leite em pó e de chinelo de borracha tipo havaianas. Em cada comunidade, levamos a mensagem do evangelho, oramos, batizam… Sempre tivemos experiências incríveis!

Em uma das comunidades visitadas, a de Nova Canaã, construímos um poço de água e o pessoal de lá o nomeou de Rio Preto1. Antes do poço, o acesso à agua limpa era muito difícil.

Os ribeirinhos são pessoas que residem nas proximidades dos vários rios da Amazônia manaus-2e que formam milhares de comunidades, que sobrevivem da pesca, caça, produção de farinha e colheita do açaí. Suas casas são de madeira e cobertas de palhas, construídas sobre barrancos. A água chega a bater no piso das casas. Além disso, muitos nessas comunidades vivem abaixo da linha de pobreza, não dispondo de energia elétrica, saneamento básico e escola para os seus filhos, desta forma, existe um grande índice de analfabetismo

Na maioria das comunidades ribeirinhas faltam saneamento básico e atendimento médico. Quando muito se tem um agente de saúde. Não existem dentistas. O analfabetismo predomina por conta do clima (seca e cheia dos rios) e pela consequente dificuldade de acesso dos moradores à cidade. O principal meio de transporte é o barco.

Estas são poucas das inúmeras dificuldades com que esses povos convivem, por isso eles necessitam conhecer o evangelho que os alcance de monto INTEGRAL (corpo, mente, alma e espírito, incluindo o social).

Há cerca de 40 mil comunidades e menos de 4% da população é evangélica, apenas 3.000 comunidades têm acesso ao Evangelho.

Por que evangelizar os povos ribeirinhos?
Primeiro porque o Senhor nos mandou pregar o evangelho a TODA criatura (Marcos 16.15), assim, devemos obedecer à ordem que o Senhor Jesus nos deu. Segundo porque há uma necessidade (“A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros” – Mateus 9.37), poucos são os que se dispõem a ir além das fronteiras, a transpor obstáculos para alcançar todos quanto necessitam ouvir sobre o amor de Deus e conhecer Jesus Cristo.

De que forma podemos mudar essa realidade?

Orando – Orem pelos povos ribeirinhos diariamente para que esta realidade seja modificada; orem pelos seus representantes políticos para que façam alguma coisa; orem pelos missionários que se dispõem a ir; orem para que Deus levante mordomos fiéis que contribuam com a Sua obra.

Cumprindo o IDE! Como Cristãos devemos nos colocar à disposição do Senhor e da Sua obra, para servi-lo até os confins da Terra, nos colocando também no lugar dos nossos irmãos que têm fome do alimento físico e do espiritual.

Contribuindo com a obra! Podemos contribuir com a obra financeiramente.

Deseja abraçar está causa, envie uma mensagem!

 “‘Quem enviarei? Quem irá por nós?’ E eu respondi: ‘Eis-me aqui. Envia-me!'” Isaías 6.8